Horário da Central de Atendimento: segunda a sexta das 6h às 19h e sábados das 6h às 14h

logo-bioclinico.svg

Título acessível, mas invisívela

Exame cálcio: por que é importante coletar

A coleta de cálcio é útil no diagnóstico e no seguimento de distúrbios do metabolismo de cálcio e fósforo, incluindo doenças ósseas, nefrológicas e neoplásicas com repercussões nesse metabolismo.


Quais são as funções do cálcio?

O cálcio é o principal componente mineral dos ossos, responsável pela formação e manutenção dos ossos, conferindo-lhes resistência e flexibilidade.

Além disso, ele participa de diversos processos no organismo, como a contração muscular, a coagulação do sangue e a transmissão nervosa.


Quais são os valores de referência do cálcio?

RN Prematuros: 6,2 – 11,0 mg/dL

0 – 10 dias: 7,6 – 10,4 mg/dL

10 dias – 24 meses: 9,0 – 11,0 mg/dL

24 meses – 12 anos: 8,8 -10,8 mg/dL

12 anos – 18 anos: 8,4 – 10,2 mg/dL

Maiores de 18 anos: 8,6 – 10,3 mg/dL


Quais doenças estão associadas a alterações nos níveis de cálcio?
Cálcio alto (hipercalcemia)

Valores elevados são encontrados no hiperparatiroidismo primário e terciário, em neoplasias com envolvimento ósseo, particularmente em lesões de mama, pulmões e rins, e no mieloma múltiplo. Certos tumores podem provocar hipercalcemia sem envolvimento ósseo. Sarcoidose e alguns linfomas induzem o indivíduo a apresentar hipercalcemia. Essa condição também pode ser vista na tirotoxicose, na acromegalia, na intoxicação por vitamina D, no excesso de antiácidos e na fase diurética da necrose tubular aguda.


Cálcio baixo (hipocalcemia)

Valores diminuídos de cálcio são observados no hipoparatiroidismo primário e/ou pós-cirúrgico, no pseudo-hipoparatiroidismo, na deficiência da vitamina D, na insuficiência renal crônica, na pancreatite aguda, na hipofunção hipofisária, na acidose crônica e na hipoalbuminemia.


Quando o exame laboratorial de cálcio é recomendado?

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a coleta de cálcio está indicada quando há suspeita de alterações no metabolismo do cálcio, problemas renais, distúrbios hormonais ou sintomas como fraqueza muscular, cãibras ou alterações no ritmo cardíaco e em pessoas com risco de osteoporose, como mulheres pós-menopausa, idosos e indivíduos com fatores de risco.


Como é realizado o exame?

A coleta de cálcio é feita em sangue venoso, com jejum mínimo de três horas. Em alguns casos, o exame pode ser realizado por meio da análise de uma amostra de urina.


Como podemos te ajudar?

Visando oferecer maior comodidade, o laboratório Bioclínico disponibiliza a opção de coleta domiciliar. Agende agora este e outros serviços na nossa Central de Atendimento ou, se preferir, consulte a unidade mais próxima disponível.

Faça consultas médicas regulares!